Mudança de Hábitos: fãs gastam cerca de três vezes mais em viagens para eventos do que antes da pandemia

À medida que a indústria global de eventos se reabre, a Festicket e a Event Genius refletem na forma como os hábitos dos fãs mudaram, à luz da “nova normalidade”

A pandemia de Coronavírus teve um impacto sem precedentes nos eventos ao vivo. Mas à medida que a indústria começa a reabrir e se prepara para um estrondoso ano de 2022, a Festicket e a Event Genius refletem nos padrões de reserva dos fãs, observando em que países se reservam mais eventos no estrangeiro, os destinos com mais procura e quanto e como o dinheiro está a ser gasto.

 

Como se pode ver através do infográfico, a Festicket verificou que os fãs estão a gastar cerca de três vezes mais na sua viagem para um evento do que antes da pandemia. Nos últimos 18 meses verificou-se uma procura acumulada, sem precedentes, que está prestes a explodir, com um grande número de fãs a gastar significativamente na viagem com que tem andado a sonhar.

 

Entre 2019 e 2022, a Festicket observou um aumento incrível de 172% no valor médio das reservas a nível internacional – atualmente mais de 550 € – e um aumento semelhante no valor das reservas a nível nacional. Normalmente estas reservas usufruem da gama de produtos da Festicket, incluindo bilhetes, alojamentos, transportes e extras.

 

Na liderança deste aumento encontra-se o Reino Unido, com 31% de todas as reservas a nível internacional para 2022 a vir de fãs de música aí residentes. Isto não é de surpreender, tendo em conta o abrandamento das restrições no país. Ao Reino Unido seguem-se imediatamente os EUA, com cerca de 28% das reservas e depois a França (5%), Alemanha (5%) e Irlanda (4%), com a Itália, os Países Baixos e a Espanha aparentemente a recuperarem mais lentamente.

 

Apesar de a Espanha não estar a rumar a territórios estrangeiros com tanto entusiasmo como os outros países, atrai, mesmo assim, um enorme número de fãs de outros locais, sendo de destacar o Reino Unido, os EUA, a França, a Alemanha e a Irlanda. As reservas de eventos espanhóis perfazem 68% das reservas internacionais em 2022, com Portugal (7%), EUA (7%), Croácia (6%) e Hungria (3%) sendo os outros quatro países onde a procura é mais elevada.

 

Mas países normalmente com grande popularidade no que diz respeito a eventos, como os Países Baixos, a França e a Alemanha, ainda não verificaram um grande aumento na procura de reservas a nível internacional, provavelmente devido às restrições que aí ainda se encontram em vigor e a um número reduzido de eventos para 2022.

 

Com o retorno dos eventos ao vivo verificou-se também um enorme aumento na utilização de métodos de pagamento alternativos, tais como o Plano de Pagamento e o Pay with Friends da Festicket. Com os fãs a despender mais nos eventos, a procura por uma redução de custos imediatos é compreensível.

 

50% das compras para eventos internacionais para 2022 foram efetuadas através de um plano de pagamento comparado com 12% em 2019, antes da pandemia. A Festicket observou também um aumento em quase quatro vezes na utilização do plano de pagamento em eventos nacionais, sendo esta, em 2019 7% e passando para 24% em eventos para 2022.

 

O Chefe de Operações da Festicket e da Event Genius Reshad Hossenally reagiu a estes números, dizendo: “À medida que a indústria de eventos ao vivo se reabre, o mais provável é que a procura aumente exponencialmente, sendo que os fãs estão desejosos por ir aos eventos aos quais não puderam ir durante quase 18 meses.

 

“Já estamos a ver isto acontecer com os eventos que tiveram a coragem de colocar bilhetes à venda, como no caso do Primavera Sound, que esgotou, do qual somos o fornecedor oficial de plano de pagamento.

 

“A disponibilidade dos fãs para gastar abastadamente em viagens futuras foi também muito animadora e é bom ver que as nossas opções de pagamento estão a ser bem recebidas e que estão a ajudar os organizadores de eventos a impulsionar as vendas durantes estes tempos tão difíceis.”

 

Dados retirados da base de dados da Festicket, Ticket Arena e Event Genius, corretos até à data de 1 de setembro de 2021.

Download PDF
Download PDF
Sobre Festicket & Event Genius

ABOUT EVENT GENIUS & FESTICKET

Event Genius is a multi-award winning end-to-end UK based ticketing, access control and cashless POS platform servicing events of all types across the globe.

Festicket is the world's largest platform for discovering and booking festival trips. Founded in 2012 by Zack Sabban and Jonathan Younes, the company is backed by a range of investors including Beringea, Edge, Lepe Partners, ProFounders and InMotion Venture and in 2019 completed the acquisition of Event Genius, and the associated Ticket Arena consumer website and brand.

The new joint venture creates an end-to-end platform for organisers and fans alike, providing the most complete offering in the live entertainment industry. Through the egTicketing, egCheckout, egMarketing, egTravel, egAccess and egPay solutions, the platform brings together technology and expertise including POS and cashless payment services, ticketing, accommodation, travel & packages, marketing, data insights & analytics, access control, fan engagement tools and more to plug a gap in the market that no other organisation has addressed to date.

Together, the company works closely with over 4000 official festival and event partners including Coachella, Tomorrowland, BST Hyde Park, Ibiza Rocks, Motion Bristol, Amnesia Ibiza and Wales Rally GB, serving a growing community of over 5 million customers.

Festicket was named in the FT (Financial Times) 1000 in 2019, is a Tech Nation Future Fifty member and also made Deloitte’s Technology Fast 50 list in 2019. Alongside its London HQ, the business has offices in Leeds, Los Angeles, Amsterdam, Berlin, Porto, Melbourne and Nantes.